O que estamos a chamar de cultura de feedback?

feedback

Uma cultura que valoriza o respeito e a transparência nas relações, encoraja as pessoas a trazerem suas vulnerabilidades e incentiva o compartilhamento de informações. É tolerante a falhas, favorece a experimentação e estimula o aprendizado.

A cultura de feedback é importante, porque ela contribui para que as organizações sejam adaptáveis às necessidades de mudanças, principalmente diante de cenários de incertezas.

Quando a empresa traça um plano e coleta os feedbacks dos stakeholders durante o percurso, ela tem a oportunidade de corrigir a rota e se adaptar para conseguir gerar valor mais cedo e evitar desperdícios. É importante lembrar que, quando falamos em organizações, estamos falando de pessoas, portanto, para que as organizações evoluam, as pessoas precisam se desenvolver para que essa evolução possa acontecer e para que isso aconteça, receber e fornecer feedback é fundamental!

Pense em uma organização onde as pessoas compartilham a premissa de que informações tem que ser compartilhadas livremente…

Agora, compare-a com outra organização onde as pessoas acreditam que informação é poder e, portanto, deve ser compartilhada apenas quando necessário. Obviamente, as duas não atingiram os mesmos resultados.

Agora imagine uma empresa em que seja aceitável a prática de culpar as outras pessoas e de reclamar pelas costas delas. Compare-a com outra, cuja norma compartilhada diz que cada pessoa é responsável pelo seu próprio trabalho e que todos devem resolver as diferenças olho no olho. É fácil adivinhar qual das duas provê um ambiente de trabalho mais prazeroso e produtivo. (Frederic Laloux)

“De maneiras sutis, mas muito reais, a cultura constrói ou quebra organizações, faz com que elas prosperem ou caiam.” (Frederic Laloux)

Mas afinal, o que é o feedback?

A palavra feedback vem do inglês, e representa a junção de feed (alimentar) e back (de volta).

Ou seja, essa tradução pode ser tida como o ato de retroalimentar, dar uma resposta a uma atitude ou comportamento. E como diz o Johann Goethe: “Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.”

Existem fatores que podem afetar a comunicação entre as pessoas:

  • Internos e externos;
  • Sentimentos do momento;
  • Percepções sobre o mundo;
  • Histórias de vida;
  • Entendimento pelo receptor da mensagem;
  • Valores pessoais;
  • Cultura e costumes;
  • Ambiente a sua volta.

Por isso, precisamos estar atentos a mensagem que queremos passar para a outra pessoa, elas podem causar alguns ruídos!

Confira no próximo artigo como podemos estruturar um feedback utilizando duas estruturas diferentes.

 

Raquel Bartz Alves

Agile Coach – Digital Transformation at wBrain. Pós graduada em Governança de IT. Bacharel em Administração de Empresas e Análise de Sistemas de Computação. Fundadora da comunidade TugÁgil

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