O elemento principal de qualquer transformação nas organizações são as PESSOAS. Como é impossível prever o comportamento das pessoas, no que diz respeito à adoção de novas práticas, entendemos que um modelo de trabalho não deva ser linear, mas sim, através de feedbacks constantes para alimentar a melhoria contínua através de ciclos curtos, possibilitando uma melhor fluidez no fluxo de trabalho.
O conceito de Comunidade é:
“um conjunto de pessoas que se organizam sob as mesmas normas, que vivem no mesmo local e compartilham do mesmo legado cultural e histórico”.
Em uma comunidade de práticas ágeis é necessário que todas as pessoas envolvidas na comunidade, tenham um mesmo objetivo: desenvolver novas habilidades, aprender novos assuntos, trocar experiências/ conhecimentos (principalmente tácito), gerar empatia, sinergia entre as pessoas, identificar alternativas aos problemas levantados e ter uma rede de networking ativa.
Os principais benefícios de uma CoP Ágil são:
Entendemos que as pessoas que colaboram com alguma CoP, são mais valorizadas, pois agregam em inúmeras instâncias e, consequentemente, as organizações se beneficiam destas boas práticas. Essa participação tende a oferecer uma visão maior do que os projetos e os processos definidos nas organizações, indo além do nosso dia-a-dia e do contexto atual. O senso de pertencimento e o ciclo de melhoria contínua oferecido às equipes é complementar aos resultados de uma CoP.
Além disso, é possível ter uma diminuição considerável da curva de aprendizado e conhecimento, potencializar o autoconhecimento, favorecer a contratação de novas pessoas ou a diminuição do turnover, além de desenvolver muitas outras competências.
⚠️ Se interessou?
Quer fazer parte de uma comunidade de práticas ágeis? Conheça a comunidade TugÁgil
Agile Coach – Digital Transformation at Worten. Pós graduada em Governança de IT. Bacharel em Administração de Empresas e Análise de Sistemas de Computação. Fundadora da comunidade TugÁgil