Cinco fatores para a formulação de uma estratégia bem-sucedida

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De acordo com uma pesquisa da Bridges Business Consultancy, apenas 68% dos profissionais acreditam que sua organização é boa no desenvolvimento de estratégias. Uma estratégia bem-sucedida pode colocar a organização no caminho certo. Nesse sentido, o e-book intitulado How to Formulate a Successful Business Strategy da Harvard Business Review 1 apresenta cinco fatores que devem ser considerados para uma formulação de estratégia bem-sucedida.

Fator 1 – Comece com um Propósito

Para definir a criação de uma estratégia, a primeira pergunta a se fazer é: “Qual é o propósito da minha organização?” Professor Henderson, da Harvad Business School (HBS), apresentou que os gestores que promovem mudanças reais e, muitas vezes, colhem os benefícios de serem pioneiros, são motivados pelo desejo de fazer a diferença e também em ganhar dinheiro.

Fator 2 – Considere os eventos globais

Os negócios são influenciados por políticas, leis e relacionamentos entre os países. Como esses relacionamentos podem ser extremamente sutis, é importante acompanhar de perto as notícias relacionadas aos países que a organização faz negócios e considerar eventos globais ao formular a estratégia. As decisões dos líderes políticos podem afetar impostos, leis trabalhistas, custos de matérias-primas, infraestrutura de transporte e sistemas educacionais.

Um exemplo, apresentado pelo professor Forest Reinhardt (da HBS), é que se o governo chinês decidisse subsidiar as fazendas leiteiras chinesas, isso impactaria os produtores de leite em todos os países vizinhos. Isso porque, com financiamento extra, as fazendas leiteiras chinesas podem produzir um excedente de produtos lácteos, o que faz com que expandam seus mercados para os países vizinhos.

O e-book considera empolgante e, ao mesmo tempo, intimidador, as condições políticas e relações internacionais que podem impactar nos negócios. Nesse sentido, deve-se manter informado e incorporar novos conhecimentos em seu processo de planejamento estratégico à medida que surgirem.

Fator 3 – Examine dados, estudos de caso e tendências

Além dos eventos globais, uma estratégia bem-sucedida deve considerar as informações e o conhecimento que você possui sobre sua organização, de outras (por vezes, concorrentes) e teorias fundamentais da economia. Essas informações permitem orientar para cenários de negócios e aprender com os erros e sucessos de outras pessoas.

Ao elaborar sua estratégia, examine as demonstrações financeiras de sua organização, juntamente com as estratégias anteriores que foram bem-sucedidas e/ou malsucedidas. Além disso, analise estudos de caso de outros negócios e os princípios econômicos que os fundamentaram.

Fator 4 – Defina e, efetivamente, comunique as metas

A seleção de metas estratégicas é uma etapa importante da formulação da estratégia. Igualmente importante é a capacidade de comunicar essas metas à sua organização. Como vimos no texto anterior, em média, 95% dos colaboradores não entendem a estratégia de sua empresa. Este resultado é impressionante ao considerar que a execução bem-sucedida da estratégia requer esforço de todos.

A elaboração de uma estratégia é crucial, mas não pode ser bem-sucedida a menos que seja comunicada de forma eficaz e artística a todos, para que se sintam capacitados e responsáveis ​​por alcançar os objetivos da organização.

Fator 5 – Pense na estratégia como um processo contínuo

Depois de formular e comunicar um plano estratégico, pode ser tentador presumir que o processo de planejamento estratégico está completo. De acordo com o Professor Clayton Christensen, a estratégia é um processo contínuo de desenvolvimento. O Professor observou que graduados da Harvard Business School que iniciaram negócios, 93% daqueles com estratégias bem-sucedidas evoluíram e se afastaram de seus planos estratégicos originais.

O Professor concluiu que “a maioria das pessoas pensa na estratégia como um evento, mas não é assim que o mundo funciona”. Segundo Christensen, “quando nos deparamos com oportunidades e ameaças imprevistas, temos que responder. Às vezes respondemos com sucesso; às vezes, não. Mas a maioria das estratégias se desenvolve por meio desse processo.

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** Este artigo foi inspirado e elaborado a partir da leitura do e-book intitulado How to Formulate a Successful Business Strategy da Harvard Business Review. Aproveitamos para indicar a leitura. **

 

REFERÊNCIAS

1 – HARVARD BUSINESS REVIEW (2022). How to Formulate a Successful Business Strategy.

 

Thiago Bruno Silva

Doutor em Contabilidade (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciências Contábeis (2016) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Controladoria (2013) e Bacharel em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trabalha com as grandes áreas de Administração e Ciências Contábeis, com ênfase nas seguintes temáticas: Planejamento e Controle Organizacional, Gestão de Clubes de Futebol, Gestão de Cooperativas, Gestão no Agronegócio, Governança Corporativa e Administração e Gestão Pública. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 

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