Passo 3 – Arrumando as ideias:
É hora de começar a estruturar os rascunhos e encaixá-los nos devidos lugares. Vamos identificar as necessidades, alguns requisitos, algumas regras de negócio, algumas informações técnicas e muitas anotações soltas, dente outras. Ao organizar cada item em seu lugar, conseguimos estruturar melhor o pensamento e a linha de raciocínio.
Teremos MUITAS DÚVIDAS, as quais são inevitáveis e importantes para a evolução do entendimento. Devemos escolher qual a melhor notação para estruturar nossas ideias, ou utilizar a notação padrão definida pelo processo atual da empresa. (Se o processo da empresa e/ou a notação adotada está bom ou não, é motivo para outro post). Se existe um padrão, devemos segui-lo, mas se o padrão não estiver bom, devemos propor melhorias e validar com os demais membros da empresa envolvidos. Só depois de validarmos e mudarmos o padrão é que devemos seguir o novo padrão. Claro que existem exceções!
Passo 4 – Esclarecendo as dúvidas:
Todas as dúvidas que forem levantadas devem ser esclarecidas. Logo, deve-se buscar o fornecedor de requisitos para poder esclarecer todas. Não faça perguntas uma de cada vez no momento que surgirem, reúna um conjunto de questionamentos para fazer de uma única vez. O fornecedor de requisitos não deve ser interrompido a cada momento e sim em momentos específicos previamente acordados (Logicamente existem peculiaridades em algumas situações e temos que nos adaptar a diferentes realidades).
Só devemos concluir o processo de elicitação e documentação de requisitos, quando não existir mais dúvidas e quando tivermos certeza de que o fornecedor de requisitos está de acordo com o nosso entendimento. Se você não estiver convencido sobre algo, não aceite, questione. Se você não se convencer sobre um assunto, é porque ainda não entendeu ou existe divergência entre o seu entendimento e o do fornecedor de requisitos.
Mas como eu tenho a certeza que entendi o negócio do cliente? Simples…quando começar a sugerir melhorias na solução proposta e realmente estiver pensando como um usuário do sistema.
Passo 5 – Conclusão das entrevistas:
As entrevistas são realizadas até o aceite dos requisitos. Quando as necessidades e requisitos forem levantados, documentados e aprovados pelo cliente para serem desenvolvidos, as entrevistas acabam. Mas, podemos voltar a qualquer momento, quando houver alguma solicitação de mudança.
As entrevistas começam de forma mais extensas e a medida que o entendimento vai sendo mais apurado por ambas as partes, vão se limitando a esclarecimentos de dúvidas. Estou considerando aqui, para simplificar, que esclarecimento de dúvidas são entrevistas, o que não deixa de ser mesmo.
O que acharam dos artigos sobre o processo de entrevistas?
Deixo aqui o link para você baixar nosso e-book REQUISITOS DE SOFTWARE – 5 passos para realizar entrevistas de levantamento de requisitos.
Engenheiro de Software, Especialista em Qualidade de Software, Implementador do MPS.BR e do CMMI. Mais de 25 anos de experiência na área de IT, Forte skill em liderança de pessoas, agilidade e foco em resultados. Muito conhecimento em processos e modelos de processos de IT. Especialista em resolução de problemas. Atuou em empresas de diferentes portes e segmentos, como Engenheiro de Software, Analista de Sistemas, Gestor de Programas, Gestor de Projetos, Scrum Master, Consultor de Processos de IT, Diretor de Produtos e Diretor Executivo.
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