Devido a crise causada pela Pandemia do Coronavírus e as medidas de enfrentamento para combatê-la, sobretudo a que trata do distanciamento social, tornou-se comum o volume de venda cair significativamente. Nesse cenário, reduzir gastos é importante para sobrevivência da sua empresa.
Dessa forma, traçamos 5 dicas de redução de gastos para auxiliar o seu negócio enfrentar a crise:
1 – Ter o conhecimento de cada centavo que sai do caixa
A primeira dica é saber o destino do dinheiro da empresa para estabelecer o ponto de equilíbrio financeiro. Assim, faça uma relação de todos os gastos, separe entre custos e despesas, fixas e variáveis. Isso deixa mais fácil visualizar o que pode ser mudado e impor metas para diminuir os gastos. Dessa forma, a empresa pode criar metas e limites para cada gasto, monitorar o que foi orçado e executado, por exemplo.
2 – Envolva a sua equipe
Sabendo-se que é difícil diminuir os gastos sem auxílio do seu time, faça reuniões e explique a necessidade de mudança, minimização dos custos com a ajuda de todos. Pequenas ações como reduzir documentos impressos, desligar as luzes e alguns equipamentos em horário de almoço, como ar-condicionado, que é um vilão de consumo de energia e agente de disseminação do vírus COVID-19. Dê preferência para janelas abertas ou atividades que possam ser realizadas em Home-Office, com redução de diversos custos, de locomoção e despesas administrativas do local de trabalho.
Demonstre a importância de cada um no processo. É um momento, também, para escutar a sua equipe. Na maioria das vezes, a equipe tem ideias excelentes e que podem ser implementadas com a intenção de redução dos gastos.
3 – Envolva os seus fornecedores
É normal que após tempo de relação, a empresa se acostume a comprar com determinado fornecedor, mas é importante solicitar outros orçamentos para análise, visto que os preços de compra podem variar bastante, além de ser uma oportunidade de encontrar produtos similares com preços melhores. Certifique-se que esse produto não é inferior em questão de qualidade e procure renegociar os valores com seu atual fornecedor antes de fazer pedido com um novo fornecedor.
Além disso, estruture o seu processo de compra, definindo um responsável e criando indicadores para monitorar a eficiência do processo de compras da empresa.
4 – Corte de pequenos gastos
Na quarta dica, analise os contratos de telefonia e internet, verifique se está de acordo com a necessidade e demanda da empresa. Muitas vezes, as empresas cobram por serviços que não fazemos uso. Dessa forma, é importante revisar quais as reais necessidades telefônicas de sua empresa para definir o plano ou pacote mais adequado. Com esses dados nas mãos, pesquise outros planos, compare com outras prestadoras de serviços e peça orçamentos para fazer melhor estudo.
Outro ponto é a questão das tarifas do banco, que, de igual modo, é preciso analisar se o seu pacote de serviços e as tarifas estão de acordo com sua necessidade, podendo inclusive verificar valores cobrados por outros bancos. Vale, inclusive, considerar a possibilidade de usar bancos digitais, os quais têm gratuidade de taxas diversas.
5 – Análise do regime tributário
Por fim, uma vez por ano, faça o planejamento econômico e tributário da empresa com o seu contador, analisando se o atual regime tributário é a melhor opção e a mais adequada para o porte de seu negócio.
Nessa crise, aprenda que não se pode gerenciar o seu negócio na base do impulso e que você deve discutir com o seu Contador sobre a necessidade de ter informações contábeis que auxilie na tomada de decisões.
Esse texto teve o auxílio da Professora Elise Soerger Zaro (UFGD) e do Professor Cristian Baú Dal Magro (Unochapecó).
Doutor em Contabilidade (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciências Contábeis (2016) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Controladoria (2013) e Bacharel em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trabalha com as grandes áreas de Administração e Ciências Contábeis, com ênfase nas seguintes temáticas: Planejamento e Controle Organizacional, Gestão de Clubes de Futebol, Gestão de Cooperativas, Gestão no Agronegócio, Governança Corporativa e Administração e Gestão Pública. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).