10 Capacidades para acelerar a Transformação Digital

transformation

Muitas organizações iniciaram transformações digitais para melhorar a experiência do cliente e aumentar a sua eficiência operacional. Quem alcança esses objetivos, apresenta crescimento médio de receita de até 17,3% e alto desempenho, de acordo com o Centro de Pesquisa de Sistema de Informação do MIT (Management Sloan School).

Isto é resultado da criação de valor por meio de clientes, operações e ecossistemas, além de capacidades imprescindíveis que permitem o progresso em outras áreas, apontaram os responsáveis pela pesquisa Stephanie Woerner, Ina Sebastian e Peter Weill.

A partir da pesquisa, foram identificadas 10 capacidades que organizações de alto desempenho compartilham. As capacidades foram identificadas ao longo de cinco anos, incluindo mais de 50 entrevistas com executivos e diversas pesquisas com mais de 2.000 entrevistados. Os resultados também foram testados em campo em workshops com equipes de gerenciamento e conselhos.

Capacidades do cliente

  1. Forneça uma ótima experiência ao cliente com diversos produtos. As organizações que visam o futuro integram produtos para converter a jornada típica do cliente em uma experiência multicanal. Visam atender às necessidades do cliente no lugar de “empurrar” produtos.
  2. Tenha propósito. Líderes, clientes, funcionários, investidores, associados e parceiros exigem, cada vez mais, que as organizações tenham propósito amplo, além de maximização de riqueza.

Capacidades operacionais

  1. Torne-se modular, aberto e ágil. As organizações de alto desempenho pegam os componentes e recursos que as tornam excelentes – suas joias da coroa, como dizem os pesquisadores – e as transformam em serviços modulares e digitalizados. Esses serviços podem ser combinados em muitas ofertas digitais diferentes.
  2. Organizações ambidestras. Estas usam tecnologia digitais de duas formas distintas: inovar constantemente e para controlar custos. Isso permite que resolvam os problemas dos clientes e ofereçam uma experiência perfeita, o que melhora os processos, incentiva a reutilização de dados e tecnologia e aumenta a produtividade.

Capacidades do ecossistema

  1. Lidere ou participe de ecossistemas. Ao liderar ou criar um ecossistema, tornam-se destinos obrigatórios para seus clientes e fazem parceria com outras para fornecer uma variedade de produtos.
  2. Buscar parcerias digitais. As organizações de alto desempenho buscam parceria digitais para aumentar o alcance – adiciona novos clientes – amplia a variedade de produtos que oferecem aos clientes existentes.

Capacidades Fundamentais

  1. Trate os dados como um recurso estratégico. Desse modo, devem ser acessíveis a todos na organização, usados para tomar decisões baseadas em evidências e normas de uso aceitável.
  2. Desenvolva e retenha talentos. Com a introdução de análise de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, as habilidades de que os funcionários precisam estão mudando. As organizações precisam garantir que os funcionários tenham as habilidades certas para suas funções, mas também capacitá-los a trabalhar juntos para resolver problemas.
  3. Vincule comportamentos individuais e de equipe a metas firmes. Empresas fortes vinculam comportamentos individuais e de equipe aos objetivos da empresa. Isso ajuda a capacitar os funcionários e ajuda na sua tomada de decisão.
  4. Facilitar o aprendizado rápido em toda a empresa. O futuro é sempre incerto. Para estar realmente pronta para o futuro, as empresas precisam ser capazes de aprender e se adaptar rapidamente.

 

Os autores concluíram que para o desenvolvimento dessas capacidades é um esforço contínuo que precisa, principalmente, de liderança e orçamento. Assim, devem avaliar as capacidades existentes e iniciar o trabalho pelas áreas mais sensíveis. A recompensa disso é mover a organização para o futuro e permitir que alcance e sustente vantagem competitiva.

** Este artigo foi elaborado a partir da leitura do Briefing de pesquisa intitulado Develop ten capabilities to accelerate digital transformation, da Stephanie Woerner, Ina Sebastian e do Peter Weill. Link para acesso: https://cisr.mit.edu/publication/2022_0901_TenCapabilities_WoernerSebastianWeill.**

 

 

Thiago Bruno Silva

Doutor em Contabilidade (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciências Contábeis (2016) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Controladoria (2013) e Bacharel em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trabalha com as grandes áreas de Administração e Ciências Contábeis, com ênfase nas seguintes temáticas: Planejamento e Controle Organizacional, Gestão de Clubes de Futebol, Gestão de Cooperativas, Gestão no Agronegócio, Governança Corporativa e Administração e Gestão Pública. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Desenvolvimento e Gestão de Requisitos
CURSO DE GESTÃO DE REQUISITOS

Curtiu? Compartilhe

Cadastre-se para receber novidades!